segunda-feira, 6 de outubro de 2014

De volta a bipolaridade PT x PSDB

Já votei no PSDB, já votei no PT. Já li veja e acreditei, já li Veja e me enojei.
Já li carta capital e tive repulsa, já li carta capital e achei a solução para os problemas da sociedade.
Sou assim, o reflexo da dialética que minhas descobertas, aprendizados e análises me dão.
Já fiz isso aí tudo e não me envergonho, sempre busquei o que eu achava que seria melhor para as minhas convicções. Achei que privatização era o caminho, hoje não acho mais. Porque as experiências é o que ensina. Não acho que privatizações são o bicho de 7 cabeças que petistas divulgam pelo seu facebook ( empresa privada), nem acho que seja a santidade e única solução como os de direita ortodoxa querem fazer acreditar. Sabe porque? Porque tanto uma empresa estatal quanto uma privada, ambas tem no poder um ser que deveria ser humano. Os objetivos são diferentes, um seria o lucro e a outra seria servir. Porque não podemos ser eficientes ao servir?
Porque nós não queremos servir ninguém, nós queremos apenas ser servidos. Assim como, nós, não querermos ouvir ninguém, queremos ser ouvidos.
A situação política é o reflexo de nossa sociedade. As baixezas nas campanhas, é o que somos.
Veja só, o PT, ahh o PT ( minha decepção mais recente, 2002), deu um tiro no próprio pé, quando escolheu detonar a Marina, quando usou do jogo político sujo que sabe fazer bem, que o de suscitar o medo. Mas eles não contavam que o PSDB reagiria. Nem eu contava na verdade. O PT deu um tiro no próprio pé e agora vai pegar chumbo grosso, vai pegar o PSDB que está a altura de seu jogo sujo. PT e PSDB, dois partidos que sabem fazer jogo sujo, que sabem roubar, que sabem enganar, que sabem sorrir enquanto massacram, ou seja, briga de cachorro grande. Politicagem da pesada, e a política? Coitados somos nós, porque merecemos, porque não queremos discutir, conversar, dialogar e lutar pelo melhor.

A minha candidata era Luciana Genro, porque diferente dos 3 primeiros colocados, teve coerência com suas convicções. Teve postura, educação e uma maestria que me deixou literalmente de pernas bambas.

Não gosto de radicais, sejam eles do PT ou do PSDB. É tão asqueroso, ver dois oponentes criticando no outro, o que eles fazem. É hipocrisia pura. Torço para que Luciana não apoie nenhum deles.

Eu como cidadã, me foi imposto esse destino, ter que escolher um ou outro. Essa é a liberdade.
Uma coisa eu tenho clara em minha mente, como um jogo de xadrez é a política, também a guerra. As vezes é preciso recuar para avançar. Não, estou dando desculpas deterministas ou querendo impor meu voto, através de argumentos. Estou apenas desabafando, já que aqui é onde coloco meus pensamentos em ordem.

O PT tem só ladrão, não! A Dilma tem só defeitos, não!
O PSDB tem só ladrão, também não! O Aécio tem só defeitos, também não!

Esses dois são nossas peças do jogo de xadrez, um é retrocesso e outro é continuidade como dizem por aí? Que seja! Mas como cidadãos, devemos avaliar diferentes variáveis e ver que o fator tempo e continuidade é perigoso.

Muito provavelmente nesse segundo turno, de coração partido por não poder escolher o melhor, mas ter que fazer uma escolha estratégica, me inclino a Aécio, pelo simples fato de acreditar que o PT confundiu demais Estado e Governo. Porque não posso admitir que a coisa pública, seja apropriada por poucos em nome de todos. Não, não vão sujar as esperanças em servir a sociedade que ainda temos. Em 2002 acreditei em vocês PT. Hoje não mais, primeiro cederam ao capital, segundo estão ajudando os pobres sim, graças a Deus, mas na verdade estão é dando mais consumidores ao capital. Sim deveriam fazer isso, mas aliado a mudanças estruturais, que permitissem avanços sociais de fato.

Vocês serviram ao capital e hoje me obrigam a escolher quem entende melhor que vocês de servir ao capital, eles precisam voltar, pra fazer o trabalho sujo da economia capitalista para que seja possível continuar a ajudar os mais necessitados. Não acredito que o bolo tenha que crescer pra dividir. Mas se as regras do jogo são essa, que o PT volte a oposição e faça o trabalho que sabem fazer. Escolher o PSDB, não é tirar o PT do jogo, é sim dar-lhes outras funções. Vem vigiar aqui, do lado de cá.

Hoje o povo parece mais acordado e com o furor da perda do poder pelos petistas, dá uma combinação boa de se colocar o PSDB lá e ver se eles conseguem fazer a máquina econômica girar como a Dilma não fez.

Espero ter conseguido explicitar o jogo que se desenha em minha mente. Do jeito que tá, não há progresso. Acredito na alternância de poder, para que se esforcem mais da próxima vez.
Mas, que os próximos 4 anos, serão por mim dedicados para representantes como Luciana, sim esses serão meus próximos 4 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário