sexta-feira, 26 de setembro de 2014

O meu mito da caverna.

O mito da caverna é uma história criada pelo filósofo Platão, em que homens, vivem presos em uma caverna e dentro dela só enxergam o mundo externo através de sombras refletidas em uma das paredes. Uma grande fogueira na entrada da caverna é o que a ilumina minimamente e garante os reflexos de pessoas e animais que passam. Um dia um prisioneiro se libertou e saiu da caverna para conhecer o mundo exterior, o primeiro contato com a luz causou-lhe dor intensa, mas aos poucos foi se acostumando e assim pôde conhecer um mundo desconhecido.

Este prisioneiro, após as descobertas que fez, voltou a caverna e quis contar para seus amigos tudo o que tinha conhecido, mas ele não passou de um reflexo na parede e nenhum de seus amigos acreditaram.

Tá, mas e daí? Muitos autores discutem se vivemos o mito da caverna atualmente. Quando tive contato com esse mito, a leitura me parecia uma revelação, daquelas que as peças vão se encaixando e tudo começa a fazer sentido. Um verdadeiro "Eureka"!!! Se não me engano Arquimedes que usou essa expressão pela primeira vez, ao fazer algumas descobertas sobre o cálculo de volume de algum recipiente.

Esquecendo a Eureka de Arquimedes e partindo da minha Eureka, me sinto cada dia mais, como o prisioneiro que conseguiu se libertar e descobriu um mundo lá fora. Hoje, tenho 27 anos, e quando olho pra trás posso perceber como que minha visão de mundo saiu de uma caverna para o que hoje me parece ser o lado de fora. Claro que em determinada escala, ainda estou dentro de uma outra caverna, e aí percebo (neste exato momento) que são várias cavernas que o ser humano foi criando e quanto mais busco algumas reflexões, mais saio de dentro de uma caverna.

Mas sempre que volto pra contar para meus coexistentes que há outro viés para se encarar o mundo, eles não acreditam e eu não passo de um reflexo na parede da caverna deles. Tudo bem que não tenho o carisma nem a simpatia necessária para ser uma reveladora de mundo, mas isso não é tudo que impede.

No Mito da Caverna de Platão os prisioneiros ficavam presos a correntes, aqui no meu Mito real da caverna estamos presos ao medo. O medo são as correntes que amarram os seres humanos, o medo disseminado por outros "prisioneiros" em suas cavernas externas às demais.

Se houver algum leitor aqui, peço que parem e pensem em todos os medos que conseguiram superar ao longo de um determinado tempo. Após a superação não dá um sentimento de: " Poxa, quanto tempo eu perdi tendo medo!!".

Acho que a próxima postagem, será sobre o Medo x Liberdade!

Abraços queridos amigos e companheiros de caverna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário